Como vimos, existem métodos e sistemas para melhorar a tomada de decisão em cada nível de gestão clínica.

A unidade clínica deve desenvolver diretrizes de ação para melhorar a eficácia, eficácia e eficiência. Inicialmente, as comparações só poderão ser feitas com os resultados das mesmas unidades em outros períodos, mas cada vez mais será possível comparar com unidades semelhantes e com padrões públicos.

Para realizar a gestão clínica é necessário: Investigar e melhorar a eficiência e eficácia dos procedimentos de diagnóstico e tratamento do paciente; Analisar e otimizar os processos de atendimento ao usuário; Fornece a estrutura organizacional adequada e controle de gestão.

Uma das condições básicas que a clínica médica exige é ter a informação que sustente os processos de tomada de decisão. Isso estabelece demandas específicas de informações no campo das definições técnico-médicas e no campo financeiro.

Entre os primeiros, a existência de algum sistema de classificação de utentes é essencial, uma vez que com base na uniformização das causas também pode padronizar o tipo de atendimento necessário em cada caso.

Na perspectiva do campo administrativo-financeiro, ao estabelecer diretrizes terapêuticas, é possível identificar os recursos necessários para desenvolver tais cuidados e, portanto, conhecer os custos envolvidos.

Conhecendo os processos e estabelecendo os produtos com critérios técnico-médicos, também é possível estabelecer critérios de qualidade mensuráveis, tanto no processo quanto no resultado (letalidade, melhora, percentual de infecções intra-hospitalares, satisfação com o atendimento , entre outros). https://www.saidrio.com/