No entanto, esta aparência de acessibilidade esconde o risco de gerar

a longo prazo, dois percursos formativos paralelos, dependendo do nível socioeconómico dos indivíduos. “O fato de que as formas de educação OCW [open courseware] podem ser inferiores ao ensino superior tradicional é de pouca preocupação no mundo do neoliberalismo orientado pelo mercado; alunos de famílias que têm meios para pagar o ensino superior tradicional ainda poderão colher esses benefícios com o surgimento das faculdades EAD e a nova forma de ensino superior acessível, as elites provavelmente terão maior liberdade para cobrar taxas cada vez mais altas, uma vez que não precisam mais manter uma aparência de acessibilidade”.

Segundo Daniel, ao invés de promover maior acessibilidade aos estudos, os MOOCs poderiam ampliar ainda mais a distância entre as classes sociais e entre os países: enquanto as faculdades EAD não derem créditos e diplomas para esse tipo de curso, elas permanecerão como segunda opção.
Fazer melhores faculdades de ciencias contabeis ead
forma de taxa de educação Muitos estudos revisados concluem que não há relação entre o modo de educação e o sucesso do aluno. Além disso, “vários trabalhos mostram que o ‘sucesso’ permanece uma noção fundamentalmente multifatorial e que não depende exclusivamente da forma como o ensino é concebido”.

A essa observação geral, uma meta-análise realizada pelo Departamento de Educação dos Estados Unidos acrescenta nuances interessantes.

• Cursos totalmente ou parcialmente online geralmente estão associados a um melhor aprendizado do que cursos totalmente presenciais. A diferença parece mais significativa entre os treinamentos híbridos e os presenciais do que entre os treinamentos totalmente online e os presenciais.
• Duas variáveis podem explicar essa lacuna entre cursos parcial ou totalmente online e cursos presenciais: o uso de uma abordagem colaborativa e a supervisão de um tutor.